Uma análise das eleições municipais do Brasil
No dia 06/10 (domingo), ocorreram as eleições para prefeito e vereador em todas as cidades (municípios) do Brasil. O prognóstico se confirmou, com Bolsonaro elegendo com seu apoio, um número maior de prefeitos e vereadores do que os apoiados por Lula da Silva. Depois de muitos anos, a direita retomou o protagonismo nas eleições. Agora só falta a eleição de 2026, onde os brasileiros elegerão o Presidente da República, Deputados Federais e Senadores. Se não houver interferências indevidas, o prognóstico é o mesmo.
BRASIL
O resultado do 1º turno das eleições municipais 2024 nas capitais brasileiras mostrou a força dos partidos de direita, especialmente o PL, liderado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro. Os partidos de esquerda e extrema-esquerda (PSOL, PSDB, REDE, etc), saíram enfraquecidos no pleito, sobretudo, o PT de Lula da Silva, que além de não emplacar em nenhuma das capitais, ainda viu capitais que, historicamente, sempre elegeram integrantes do PT (ex: Salvador), votarem em candidatos de direita ou centro.
O PL obteve vitória em duas capitais: Maceió (AL) e Rio Branco (AC), continuando a concorrer em nove, das 15 capitais que terão segundo turno, quais sejam, Belo Horizonte (MG), Fortaleza (CE), Belém (PA), Manaus (AM), Goiânia (GO), Cuiabá (MT), João Pessoa (PA), Aracaju (SE) e Palmas (TO).
Outro destaque mais à direita foi o União Brasil, que conquistou a vitória em Salvador (BA) e Teresina (PI), estando ainda competindo em outras quatro capitais: Goiânia (GO), Campo Grande (MS), Natal (RN) e Porto Velho (RO).
A representatividade do chamado “centrão” foi notável, sobretudo, pelos resultados do PSD, que triunfou em três capitais: Rio de Janeiro (RJ), São Luís (MA) e Florianópolis (SC). Além disto, o PSD segue na disputa em Belo Horizonte (MG) e Curitiba (PR).
O MDB também obteve sucesso ao vencer em Macapá (AP) e Boa Vista (RR), ainda concorrendo em São Paulo (SP), Porto Alegre (RS) e Belém (PA). Em contraste, o PT, situando-se à esquerda, não ganhou nenhuma capital no 1º turno. Contudo, permanece na disputa pelo 2º turno em Fortaleza (CE), Porto Alegre (RS), Natal (RN) e Cuiabá (MT).
A seguir, um mapa detalhado das capitais, que demonstra as principais informações dos resultados do pleito, com destaque para o viés político.