Trump Media busca registrar marcas para IA na Truth Social

A Trump Media and Technology Group Corp., operadora da plataforma de mídia social Truth Social, da plataforma de streaming Truth+ e da marca FinTech Truth.Fi, anunciou hoje que a empresa solicitou o registro das marcas comerciais "Truth Social AI" e "Truth Social AI Search". As marcas registradas estão relacionadas a uma nova iniciativa da Trump Media, para desenvolver uma inteligência artificial (IA), que apareça diretamente na plataforma Truth Social, como a GROK AI na plataforma X, de Elon Musk. O CEO da Trump Media, Devin Nunes, disse, que Integrar a IA ao Truth Social, será um grande avanço na iniciativa de expandir e aprimorar a plataforma, desenvolvendo ainda mais a Truth Social e estabelecendo-a como um local único para informações confiáveis, notícias não-woke e entretenimento.

MUNDO

Manoel Oliveira

7/16/20252 min ler

Truth Social quer integrar aplicativo de IA própria, para iOS, Android e Web

A missão primordial da Trump Media Corp., segundo declarações de seu CEO, Devin Nunes (foto acima com Trump) é a de colocar um termo ao frequente ataque das chamadas "Big Techs" à liberdade de expressão, abrindo a internet à todos e devolvendo a voz às pessoas.

A Trump Media, entre outras empresas, opera a Truth Social, que é uma plataforma de mídia social, cada vez mais estabelecida como uma espécie de "porto seguro" para a liberdade de expressão, em meio à onde de censura cada vez mais severa das "Big Techs", sobretudo, no Brasil.

A Truth+, que é uma plataforma de streaming de TV com foco em canais de TV ao vivo para toda a família, ainda é pouco conhecida e pretende também ser incorporada à plataforma. Operada pelo Trump Media & Technology Group (TMTG), a Truth+ funciona como um serviço de vídeo sob demanda e também ao vivo. Está disponível em dispositivos móveis (iOS e Android), via web, e já conta com suporte para Apple TV, Roku, Fire TV e Android TV. A empresa promete ainda versões para smart TVs da Samsung e LG nas próximas semanas.

A Truth+ se apresenta como alternativa às grandes plataformas, tentando capitalizar sobre o sentimento de perseguição percebido entre o eleitorado conservador dos EUA. A promessa é a de oferecer uma programação “familiar, patriótica e não‑woke” para o público conservador.

É mais um passo do presidente norte-americano, na tentativa de construir um ecossistema de mídia próprio — blindado da grande imprensa, das "big techs" e, segundo ele, da “censura liberal". Para observadores externo, sobretudo da esquerda, a escolha do nome e o discurso por trás da marca são elementos carregados de ironia, pois Donald Trump seria não apenas o personagem central, no debate sobre desinformação, pois ele teria ajudado a moldar a chamada "era da pós-verdade”.

A Trump Media também está lançando a Truth.Fi, uma marca de serviços financeiros e FinTech que incorpora veículos de investimento America First.