Janja chama os jornalistas de vira-latas e depois se arrepende

A esposa do presidente Lula da Silva, Rosangela Silva, codinome "Janja", ao ouvir a pergunta de uma jornalista no Palácio do Itamaraty, dirigida ao Lula, sobre o que ele achava do novo aumento de tarifas do Presidente Trump, ela imediatamente gritou: "Ai, meus cachoros vira-latas"! Perguntada sobre a frase, ele disse que não se dirigiu aos jornalistas, mas aos bolsonaristas que somente estavam na sua cabeça, pois ali não existia ninguém alinhado ao ex-presidente Jair Bolsonaro. Mais uma frase infeliz; mais uma desculpa esfarrapada.

BRASIL

Manoel Oliveira

7/10/20252 min ler

a woman in a blue shirt and glasses sitting at a table
a woman in a blue shirt and glasses sitting at a table

      JANJA E OS VIRA-LATAS


As palavras de Rosângela não só evidenciam seu apoio ao marido, mas também colocam em destaque a necessidade de uma abordagem mais equilibrada nas reportagens e análises contextuais sobre o governo Lula. Se por um lado, a taxação de produtos brasileiros pelos Estados Unidos é uma questão legítima, que merece ser discutida, por outro, a maneira como essa discussão é apresentada por jornalistas, pode influenciar a percepção popular e internacional sobre o Brasil, que já não é das melhores.

Ao se referir a jornalistas como "vira-latas", Janja expõe uma indignação que muitos esquerdistas compartilham, especialmente, entre aqueles que se sentem ofendidos com o apoio explícito de grande parte da população, que detesta o PT e Lula da Silva, ao Presidente Donald Trump dos EUA.

O papel da mídia é fundamental em uma democracia, no entanto, quando a crítica ou o questionamento a aparentemente se torna excessivo ou desprovida de fundamento, os alvos dessas críticas podem se sentir compelidos a responder. Só não se compreende, a razão de que uma pessoa, que apenas é a esposa do presidente da república, que sequer foi eleita e, portanto, carece de representatividade e legitimidade popular, resolve responder outras pessoas ou profissionais com palavras bizarras (quando não xingamentos), 

A controversa frase de Janja, não é a primeira e nem será, provavelmente, a última. Demonstra apenas o reflexo da falta de berço e de opiniões confusas, de quem apenas quer aparecer, mas também é uma chamada à reflexão, sobre a qualidade da cobertura jornalística no Brasil.

Ao invés de contribuir para uma melhor discussão das políticas e dos desafios enfrentados pelo país no cenário internacional, especialmente em um momento em que o Brasil lida com as graves repercussões econômicas das decisões de líderes globais como Donald Trump, as declarações de uma pessoa sem qualquer inteligência ou filtro, cuja pretensão é apenas voltada para as redes sociais como é a Janja, depreciam ainda mais o Brasil e por consequencia, o presidente Lula da Silva, que passa a ser visto como um frouxo, que não sabe dar limites à sua esposa.

Por medo? Ela sabe de muita coisa. Lembram da mulher do ex-prefeito de São Paulo, Celso Pitta? Ao ser preterida, acabou com a carreira política dele e o colocou atrás das grades, delatando grande parte de suas falcatruas. Mulher de político traída, é pior do que bala perdida.

                                                                                                                                         Nilceia Pitta