Homem de 66 anos é encontrado morto na urgência de Coimbra
Esse é um triste retrato da situação das urgências em Portugal. Um idoso procura a urgência em Coimbra e aguarda por 12 horas para ser atendido. Não foi e acabou falecendo nas dependências do HUC, por volta das 4 horas da manhã.
PORTUGAL
Segundo matéria veiculada no jornal Expresso, exatamente no dia em que fazia 66 anos, José Pais foi ao Centro de Saúde de Tábua, pois sentiu-se mal depois de almoçar.
Foi transferido para o Hospital Universitário de Coimbra (HUC), ao início da tarde deste sábado (04/12) e acabou por ser encontrado morto nas urgências do HUC, depois de mais de doze horas à espera. Tudo começou depois de ter comido cogumelos ao almoço, no dia do seu aniversário.
O jornal da SIC - Notícias, informou que a família da vítima, quer explicações para o que se passou e admite fazer queixa contra aquela unidade hospitalar, devido a esta provável e inadmissível negligência.
Durante o processo de espera, a família soube que o homem teve a chamada alta por abandono, já que o hospital terá entendido que o doente tinha deixado a urgência. Contudo, o homem foi encontrado sem vida na mesma urgência, depois das 4 horas da manhã, quando sua esposa lhe deu um último telefonema.
O hospital informou que abriu o processo administrativo, para averiguar o que se passou. A família continua à espera de explicações e diz que por dificuldades financeiras, não sabe se tem condições para avançar com uma queixa.