E lá vem a COVID-19 de novo!

Ninguém mais aguenta essa história de COVID-19. Quando aparecem casos em surtos sazonais, começa a exploração pela mídia. A mesma mídia irresponsável, que defendia cegamente valores, que agora, 3 anos depois, se viu que foram um erro e somente contribuíram para o pânico que se instaurou e as consequências que estão surgindo.

MUNDO

Manoel Oliveira

7/3/20241 min ler

paciente com covid-19 é tratado no hospital
paciente com covid-19 é tratado no hospital

Na Europa, especialmente, em Portugal, nota-se um crescimento de casos e óbitos por covid-19, quase triplicando desde maio/24.

O epidemiologista Manuel Carmo Gomes destaca um salto para cerca de 400 casos diários e uma média de 12 óbitos, contrastando com os dígitos anteriormente mais baixos. Não sabia que existiam tantos epidemiologistas no mundo, já que não tínhamos uma pandemia desde o ano de 1918, com a gripe aviária H1N1, chamada injustamente de "gripe espanhola".

Esse aumento também foi observado entre pacientes hospitalizados, principalmente entre os mais idosos. O surgimento de novas linhagens virais, que escapam à imunidade prévia e com a maioria da população adulta desprotegida, após oito meses da última dose de vacina, contribui para esta situação.

Todavia, é essencial contextualizar que apesar de um eventual e sazonal crescimento de casos, a gravidade da doença permanece controlada para a maioria, devendo-se, assim, fomentar um pânico desnecessário na população.

Recomenda-se prudência e medidas de prevenção, como evitar espaços fechados, higiene das mãos e uso de máscaras para grupos de risco, sem ceder a temores exacerbados.